O que saber antes de comprar um quadro de incentivo?

Atualizado: Ago 19

Você têm dificuldades para educar e disciplinar o seu filho(a)?

Brigas, teimosia, gritos e xingamentos fazem parte de seu dia-a-dia?

Se as respostas para as perguntas acima forem sim, você precisa ler este post até o final para saber tudo sobre este aliado da educação infantil que é o Quadro de Incentivo.


Mãe e filha utilizando o quadro de incentivo
Mãe e filha utilizando o quadro de incentivo

É completamente normal as mamães terem dificuldade em educar seus filhos, principalmente na infância. Muitas vezes a falta de experiência ou a falta de informação de como lidar com a criança faz com que a mãe fique rígida ou acabe mimando demais a criança.


Esta dúvida é comum na cabeça da maioria das mães, que se sentem perdidas, hora sem saber se estão sendo duras demais, outras vezes sem saber se estão sendo permissivas demais.


Mãe dando bronca no filho
Mãe dando bronca no filho

O que os especialistas indicam?

Saiba que uma das principais dicas da Supernanny é justamente não dar tudo que a criança quer e ao mesmo tempo ser firme, mas nunca bater ou ofender.

Existe um método para disciplinar e educar qualquer criança, este método é muito indicado por psicólogos e profissionais renomados, é uma maneira muito mais inteligente e eficiente de educar uma criança.


Talvez você esteja curioso e se perguntando “que método é esse que facilita na educação de qualquer criança?”. O que vai conhecer nesse post é um método baseado no REFORÇO POSITIVO utilizando uma ferramenta chamada Quadro do Incentivo.



mãe e filha utilizando o quadro de incentivo
Mãe e filha colocando imãs no quadro de incentivo.

O que é o quadro de Incentivo Infantil?


O Quadro de incentivo é um mural onde estarão expostos os comportamentos e regras que sua criança deverá seguir. Cada vez que ela cumpre com os combinados, o mural será preenchido com uma carinha feliz ou triste. Estes sinais de que se cumpriu com as regras serão contabilizados ao final de um período determinado por você (poderá ser semana, quinzena ou mês), onde serão contabilizados os pontos ao final do período para que sua criança ganhe um “incentivo” que você especificou anteriormente.


O quadro de incentivo se baseia no REFORÇO POSITIVO. Esse termo pode ser novo para você, mas é uma teoria psicológica que vem sendo utilizada nos mais diferentes setores da psicologia na sociedade.

Ela consiste em adicionar um reforço positivo após um comportamento desejado. Essa ação tem como objetivo mostrar à pessoa (no caso seu filho) que ele é recompensado quando age certo.


Nossa orientação é que a recompensa nunca seja algo físico ou caro, muito pelo contrário, poderá ser um momento juntos, um passeio, permitir a visita de um coleguinha, uma ida ao teatro, enfim algo que você possam fazer juntos e que fortaleça os laços familiares.

Abrindo um parêntese em relação ao reforço positivo, normalmente o que os pais estão acostumados a fazer é justamente o contrário. Quando a criança age corretamente costumam ignorá-la, não dando sequer uma palavra de motivação. Mas quando ela começa a fazer birra, seja chorando ou arremessando objetos por exemplo, acabamos por ceder e fazer o que ela quer.


Como funciona o quadro de incentivo infantil

Acabamos de aprender que a utilização do reforço positivo através do uso do quadro de incentivo é um importante aliado na educação infantil. Agora vamos aprender como utilizar o quando do incentivo da forma correta.


Os quadros de incentivo normalmente possuem os 7 dias da semana e espaço para até 12 regras/comportamentos e de acordo com o cumprimento, ou não, dessas regras diárias, o quadro será preenchido com carinhas felizes ou tristes, para que sejam contabilizados os pontos que seu filho terá ao final do período.


Você por outro lado têm o papel de:

  1. Pensar em uma ótima recompensa para dar a ele caso ele atinja a meta de pontos na semana. Como mencionado anteriormente, não recomendamos recompensas físicas como presentes caros, etc, e sim um momento em família, um passeio, deixar um amigo visitá-lo, etc.

  2. Pensar na quantidade de pontos que ele deverá alcançar para ganhar essa recompensa.

  3. Determine metas a curto ou longo prazo

Suponhamos que você adquira um de nossos quadros de incentivo com 12 regras (temos modelos disponíveis à venda que possuem os 7 dias da semana e 8 ou 12 regras). Você poderá determinar uma meta e deixar seu filho ciente de como você deseja que ele se comporte.

Ao final de cada dia preencha o quadro de acordo com o comportamento do seu filho.

Em relação às metas que irão determinar se merece ou não a recompensa, um exemplo seria determinar que das 12 regras, que ao final da semana ele tenha alcançando ao menos 8 regrinhas completas com as carinhas felizes (ou algum outro indicativo de que a regra foi cumprida) para merecer a recompensa.

Outro exemplo é se ele tiver conseguido por exemplo ao menos 60% de carinhas felizes em todas as regras no quadro, terá direito a recompensa.

Estas são algumas sugestões de como alguns pais trabalham o quadro com as crianças.

A criança terá a recompensa de acordo com que foi estipulado em relação aos dias da semana e a quantidade de vezes que ela se comportou de maneira adequada.


IMPORTANTE: Você deve deixar claro para seu filho o que ele precisa fazer e qual será a recompensa se ele cumprir os combinados. E é claro, a recompensa precisa ser algo que ele goste, para que ele se sinta motivado a fazê-las.

Quais regras posso utilizar?

Citarei alguns exemplos de regras para compor o quadro de incentivo:

  • Não Gritar

  • Escovar os Dentes

  • Arrumar o quarto

  • Obedecer ao papai e a mamãe

  • Tomar café sem birra

  • Ir para escola no horário

  • Tomar banho no horário

  • Ler o livrinho

  • Fazer as orações

  • Fazer lição de casa

  • Guardar os brinquedos

  • Tomar café da tarde sem birra

  • Jantar na mesa com os pais

  • Ir dormir no horário

  • Entre tantas outras…

Regras para quadro de incentivo masculino
Regras para Quadro de Incentivo Masculino




Regras para Quadro de Incentivo Feminino
Regras para Quadro de Incentivo Feminino

As regras irão variar de acordo com as necessidades de seu lar, de acordo com a faixa etária de seu filho(a), enfim, cada família terá uma necessidade específica em relação às regras, por isto nós da Loja Presente Perfeito fazemos quadros de incentivo personalizados, de acordo com as regras escolhidas por você!


Dê adeus às brigas, choros e má criações, Garanta já Seu Quadro de Incentivo Clicando no Botão Abaixo:


Quadro de incentivo infantil - vários modelos

Onde comprar o quadro de incentivo infantil


Nossa missão é auxiliar pais e mães em cada fase do desenvolvimento, seja na hora de decorar ou redecorar o quartinho infantil, seja na hora de disciplinar e educar os pequenos. Com certeza podemos te ajudar com um quadro de incentivo que realmente chame a atenção do seu filho.


Saiba que essa ação de aplicar o quadro de incentivo em seu lar mudará por completo a forma como você disciplina e educa o seu filho.


Tudo isto irá trazer benefícios para ele ao longo de toda sua vida, além de fazer com ele aprenda a ter disciplina desde cedo. A aplicação do método fará com que ele cresça sabendo que o esforço do trabalho traz recompensa, assim ele se tornará um adulto muito mais responsável.


Acreditamos que bons produtos fazem toda a diferença nesse sentido, e é por causa disso que comercializamos o quadro de incentivo infantil, e fomos além.


“Você não terá apenas uma ferramenta educacional, mas também uma peça de decoração que fará com que seu filho fique motivado fazendo com que ele cumpra com muito mais entusiasmo as regras e afazeres estipulados no quadro.”


Criança segurando quadro de incentivo tema futebol
Criança segurando quadro de incentivo tema futebol

Clique agora no botão abaixo e conheça todos os nossos modelos de quadro de incentivo. Temos para todos os gostos e de diferentes temas, tenho certeza que um deles seu filho vai adorar.


Benefícios do Quadro de Incentivo Infantil


Se fôssemos citar os benefícios do uso do quadro do incentivo seriam diversos. Mas achei conveniente colocar os que acho mais importantes, aposto que se todos os pais soubessem desses benefícios adotariam o quadro de incentivo na educação de seus filhos.


Filho mais educado

O primeiro grande beneficio é que seu filho se tornará muito mais educado. Você já deve imaginar que ele é mal educado justamente ao reforço positivo às avessas que você estava fazendo até o momento.


Todas as vezes que você disse “NÃO” e ele fez algum tipo de birra fazendo com que você mudasse de ideia, e atendendo à birra dele, você reforçou aquele tipo de atitude.


Portanto, fortalecer com reforço positivo a paciência do seu filho, a obediência, e demais ações que deseja ver nele fará com que seu filho fique muito mais educado, e como consequência mais fácil de lidar.


Paz dentro de casa

O primeiro benefício traz consigo outras dezenas de vantagens. Uma delas é a paz dentro de casa. Já ouvi muitos casos de crianças fazer um verdadeiro “inferno” dentro das casas dos pais, muito barulhentas, atacam objetos e nunca deixam os pais conversarem.


Imagine como seria ter um filho quieto, que você apenas diz uma vez o que quer dele e ele obedece. Voltaria á paz para dentro de sua casa, poderia voltar a ver tv com tempo e ter bons momentos com seu conjugue. Saiba que isso é possível, mas é um processo que deve ser conquistado com o uso do quadro de incentivo.


Mais liberdade

Conheço muitos pais que literalmente perderam a liberdade por causa da má educação do filho. Muitas vezes deixam de ir ao mercado, festas, encontros, igreja, e outros lugares porque o filho se comporta 10x pior no local aonde vão, e para evitar constrangimentos preferem ficar em casa.


Assim, ter um filho mais educado que te obedece também dará mais liberdade, permitindo que se sinta segura(o) de ir a qualquer lugar com ele, você voltará a ter bons momentos em família.


Dentre inúmeros outros benefícios!


Conclusão

Vimos ao longo desse artigo que existe uma maneira melhor de educar seu filho. Maneira esta que é indicada por renomados profissionais da área e que já foi testada e aprovada por milhares de pais.

Utilizando o quadro do incentivo e aplicando o reforço positivo você vai transformar a educação em algo divertido para ele, e acredito que tornará sua vida muito mais leve.


Fico por aqui, grande abraço.

24 visualizações0 comentário